Contato e Redes Sociais

O tempo “voa”

O tempo “voa”
Diego Nogueira

Diego Nogueira

O tempo “voa”

A SENSAÇÃO DE QUE O TEMPO “VOA” PODE INDICAR FALHA DE ATENÇÃO

Menos de 4% das nossas ações cotidianas são conscientes. Mindfulness é a chave para desfrutar cada momento e atingir a alta performance. 

Se você achou que o ano passou muito rápido, é provável que não tenha vivenciado plenamente cada etapa da sua própria vida no período. E se não quer que essa percepção de tempo acelerado seja uma constante, é preciso apenas PRESTAR ATENÇÃO

Essa mudança pode manter uma série de distúrbios distantes da sua cabeça e melhorar sua PERFORMANCE em tudo. 

Que atire a primeira pedra quem nunca conferiu os e-mails ou mensagens de texto durante uma refeição. Achamos que ganhamos tempo unindo duas ações, quando, na realidade, não executamos nenhuma delas direito. 

Entre os problemas atribuídos ao hábito de não estar presente estão agitação e ansiedade, dificuldade de relaxar, de aprender coisas novas ou de mudar o mindset, muito cansaço e até sensação de esgotamento. A DICA para manter tudo isso bem longe é o MINDFULNESS, a ciência do desenvolvimento da consciência, que numa tradução literal significa “atenção plena”: estar presente em tudo o que faz. Apesar de parecer algo simples, o conceito demanda treino, mas os resultados compensam.

MINDFULNESS: O QUE É?

A melhor definição para mindfulness é “be here now”. Trata-se de manter atenção, concentração e foco em tudo o que fazemos.

O que veio a ser chamado de mindfulness foi trazido para o Ocidente por Jon Kabat-Zinn, na década de 1970. Ele se fundamentou em conceitos orientais sobre o funcionamento das emoções e da mente para fundar um programa de redução do stress baseado em estar mais presente (be here now). 

Mas por que será que a cultura ocidental insiste em transformar tudo em terapia?  Nem o mindfulness nem a meditação (que surgiu milênios antes do budismo) tinham o intuito de aprimorar a saúde, mesmo que apresente este resultado como efeito colateral positivo. É como a dança, as artes marciais e os esportes, que não foram criados com o propósito de emagrecer, mesmo que o treinamento constante possa resultar na perda de peso.

DICA DE EXERCÍCIO: Incremente sua produtividade

Quando você estiver concentrado em alguma atividade e sua produtividade começar a cair, pare por alguns instantes e conscientize-se de sua respiração, tornando-a mais profunda a cada novo ciclo. 

Se for mais confortável, feche os olhos. Depois de alguns ciclos, leve a sua atenção para o ponto que fica entre as sobrancelhas e visualize nessa localização a imagem de um sol alaranjado brilhante. 

Construa novos hábitos

Comece o ano com a melhor programação para você: aulas interativas de meditação, mindfulness e respiração, ministradas por professores de nível internacional.

Dica de exercício:

Mantenha sua concentração nessa imagem durante alguns minutos. Observe o sol, tentando não racionalizar, nem pensar. Se perceber que se dispersou, deixe este pensamento de lado e retome o exercício.
Abaixo deixamos uma sugestão de música para acompanhar o exercício.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Agende uma entrevista

Inscreva-se na nossa newsletter