Ilustrando o termo cultura
Ilustrando o termo cultura
melina.flores

melina.flores

Ilustrando o termo cultura

“A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu todo o resto.” Henriot, E. 

AudJanNewLet98

Depende da memória, mas não é a própria. Associa-se à forma na mesma proporção que ao conteúdo. Buscar entender a nossa própria cultura é admitir um processo extenso de auto conhecimento, é mergulhar na própria vida e na de nossos antepassados. É perceber a forma como planejamos e projetamos o futuro. É viver no fundo do presente. A seguir, um desenho que exemplifica a profundidade deste termo.

Untitled

Esta imagem ilustra a infinidade de conceitos que se relacionam com a noção de cultura, mostrando-nos que é justamente a formação cultural que nos diferencia, que faz de nós seres humanos.

A cultura nos protege, de alguma forma, com seus valores e crenças, nos dando suporte e sentido para viver, para guiar e nos dar norte dentro dos dilemas existenciais. É realmente um iceberg no qual navegamos pelos mares da vida e das possibilidades. Mas sendo esse bloco de gelo, até que ponto o sujeito tem voz e pensamento nesse processo? Uma vez que a endo-culturação se responsabiliza por dar ao indivíduo até o objeto e a forma de sua crença, quando é que este pensa em sua própria vida, já que, como sujeito alienado, não tem tempo para refletir nem visão o suficiente para analisar?

Através da oposição, de mudanças de paradigmas ou da busca por uma cultura mais consciente e refinada é que chegamos ao sujeito que se auto-modifica. Todos tem várias oportunidades durante a vida de lidar com essas questões e nós, que trabalhamos com transmissão cultural, nos propomos a isso todos os dias. Começamos as mudanças na cultura mais superficial e, à medida que incorporamos efetivamente o Método DeRose, mais mergulhamos no âmbito da cultura profunda, adotando padrões comportamentais diferenciados, requintados, conscientes.

Alice Árabe

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Agende uma visita

Próximos Eventos
Cérebro com metade colorida e metade cinza
fev 14

Palestra: Mindset e mentalização

14 de fevereiro, 20:00 - 21:00
Personagem Neo do filme Matrix parado balas no ar
mar 20

Palestra: Saia da Matrix

20 de março, 20:00 - 21:00
dardo no centro do alvo
Maio 15

Inscreva-se na nossa newsletter

WhatsApp chat