Criatividade e Profissão
Criatividade e Profissão
Diego Nogueira

Diego Nogueira

Criatividade e Profissão

cabecalho_texto

Criatividade e profissão estão intimamente ligadas. Afinal de contas, a criatividade é um dos principais elementos na transformação das nossas vidas. Já a nossa profissão é um dos principais meios.

Ser criativo é indispensável para promover inovação e mudança, mas não obstante também é um passaporte para uma postura diferente, à qual requer uma dose de perseverança, coragem e muita, mas muita prudência, desenvoltura e paciência. O caminho da inovação é como o de qualquer outra escolha, com seus aspectos negativos e positivos, assim como desafios, mas o que devemos sempre avaliar são as oportunidades. Identificar os ganhos e perdas que toda oportunidade promove, com sabedoria e segurança sobre o nosso perfil, nos mostra com clareza as responsabilidades que assumimos ao realizarmos uma escolha e, nesse momento chave, precisamos avaliar se possuímos as características necessárias para dar continuidade às nossas próprias propostas. No mínimo deve-se ter a vontade de desenvolver e conquistar essas características.

Inovar não é só criar, jogar uma ideia no ar de forma despretensiosa. Por mais que isso faça parte do processo criativo é necessário ir além. É preciso viver a inovação como uma ferramenta de mudança que deve ser implementada de forma sistemática, mediante o nosso comportamento, reproduzindo a inspiração inicial em ações na nossa rotina que nos levem ao objetivo desejado. Para transpor a inspiração em realidade, sem sombra de dúvidas, a nossa profissão é indispensável. Criar exige mais que inspiração, requer participação ativa nesse novo universo que se apresenta. Soluções precisam ser idealizadas, tal como terem continuidade até que os resultados propostos possam surgir.

Foi refletindo sobre esse assunto, sobre o fluxo natural de inovação do qual participo nos projetos de design, que resolvi compartilhar alguns conhecimentos adquiridos na minha trajetória pessoal e profissional, tarefas diárias de um empreendedor no setor de criação:

telas_materia01

  • Nada nasce sozinho. É através do diálogo, o conjunto e troca de ideias, que nascem grandes projetos. A criatividade é uma característica humana presente em todos os indivíduos, deixe espaço para que a criatividade alheia lhe inspire em direção do seu objetivo.

 

telas_materia02

  • Se nós nos apegarmos às nossas ideias pela forma com a qual as concebemos, sem deixarmos que estas fluam e se transformem pelas percepções dos demais envolvidos, podemos perder a chance de sermos ainda mais criativos e inovadores. A criatividade é uma solução inclusiva. Isso não quer dizer que não existam limites, precisamos sempre considerar os recursos disponíveis, o objetivo e os prazos na concepção de ideias criativas para que possam ser aplicadas. Os limites podem podar os diferenciais; é necessário ter sensibilidade.

 

telas_materia03

  • Sim, sensibilidade é fundamental. Isso não tem nada a ver com ser romântico e idealista demasiadamente, mas é através das vias sensoriais que o conhecimento se revela de forma singular. Ideias criativas não só despertam a nossa libido, mas fluem por esse canal. Aprenda a percebê-las!

 

telas_materia04

  • Só se pode pensar fora da caixa, até com objetivo de renovar ideias ou reformular negócios, quando entendemos as motivações iniciais e os objetivos centrais daquilo que estamos envolvidos. Muitas vezes criar não é reinventar a roda, talvez mudar a embalagem e o discurso seja mais eficientes que trocar tudo. Ouça, identifique o essencial e renove. Reinvente formas e processos das mais distintas maneiras possíveis, mas o que de fato é imprescindível em qualquer mudança são melhores resultados. Mensure-os.

 

telas_materia05

  • Mesmo incorporando a leitura e tendo aplicado todos os tópicos mencionados, o resultado ainda não veio? Não desista nas primeiras dificuldades! Inovação sempre vem acompanhada da sua reverse: A resistência. Mudar não é simples mesmo quando para melhor. Aceite isso e mantenha o foco na direção certa. Não desista!

 

Muitas das nossas características pessoais podem ser adquiridas e desenvolvidas. Navegue mais pelo conteúdo do site e encontre técnicas e treinamentos que auxiliam a desenvolver as suas potencialidades.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Agende uma visita

Próximos Eventos

Não existem eventos futuros deste vez.

Inscreva-se na nossa newsletter