As três formas de agradecer
As três formas de agradecer
melina.flores

melina.flores

As três formas de agradecer

Texto da Profª Yael Barcesat, para colocar mais e mais em prática!

Thank you in different languages

De onde vem o poder da gratidão? Desde a antiguidade os magos naturalistas pediam permissão aos elementos do bosque para entrar, ou para arrancar uma flor. Os antigos faziam isso com os animais, para alimentarem-se deles. Está intrínseco no ser humano o ato de agradecer, talvez simplesmente porque nos faz sentir bem.

Contudo, é inegável que essa atitude desencadeia consequências a médio e longo prazo, que transcendem a sensação imediata de prazer. Ser grato permite mudar a polaridade, em vez de sermos apenas o beneficiado de um favor ou bem, podemos nos tornar o emissor de outro bem: a gratidão. Desta forma, o sentimento se transforma em ação.

A primeira forma é quando a sensação de estar agradecido permanece não expressa: sua propriedade está latente, já que ainda não houve uma manifestação concreta. Nessa instância, a gratidão enriquece ao indivíduo.

Na segunda forma, o sentimento se expressa, o que tem um efeito tanto em quem recebe a demonstração como em quem emite. Muitas vezes acreditamos estar claro implicitamente, mas a distância entre sentir e compartilhar é grande e faz toda a diferença. Verbalizar é uma forma de fazer chegar nossa gratidão a terceiros, extendendo o campo de ação dessa força.

A terceira forma é a mais poderosa, porque nela a gratidão se transforma em ação efetiva, se materializa em feitos construtivos, cumpre a função de alimentar o círculo virtuoso da evolução. As homenagens, os presentes, a participação são muito mais que objetos simbólicos. Representam algo, mas também tem entidade própria, que somam à nobre função de demonstrar gratidão. Através desta forma poderosa de agradecer agraciamos o mundo em que vivemos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Agende uma visita

Próximos Eventos

Não existem eventos futuros deste vez.

Inscreva-se na nossa newsletter