Contato e Redes Sociais

LEIA O ARTIGO

As três formas de agradecer
post it preso num mural com a palavra thanks escrita e um desenho de um rosto sorrindo

As três formas de agradecer

De onde vem o poder da gratidão? Desde a antiguidade os magos naturalistas pediam permissão aos elementos do bosque para entrar, ou para arrancar uma flor. Os antigos faziam isso com os animais, para alimentarem-se deles. Está intrínseco no ser humano o ato de agradecer, talvez simplesmente porque nos faz sentir bem.

Contudo, é inegável que essa atitude desencadeia consequências a médio e longo prazo, que transcendem a sensação imediata de prazer. Ser grato permite mudar a polaridade, em vez de sermos apenas o beneficiado de um favor ou bem, podemos nos tornar o emissor de outro bem: a gratidão. Desta forma, o sentimento se transforma em ação.

A primeira forma é quando a sensação de estar agradecido permanece não expressa: sua propriedade está latente, já que ainda não houve uma manifestação concreta. Nessa instância, a gratidão enriquece ao indivíduo.

Na segunda forma, o sentimento se expressa, o que tem um efeito tanto em quem recebe a demonstração como em quem emite. Muitas vezes acreditamos estar claro implicitamente, mas a distância entre sentir e compartilhar é grande e faz toda a diferença. Verbalizar é uma forma de fazer chegar nossa gratidão a terceiros, estendendo o campo de ação dessa força.

A terceira forma é a mais poderosa, porque nela a gratidão se transforma em ação efetiva, se materializa em feitos construtivos, cumpre a função de alimentar o círculo virtuoso da evolução. As homenagens, os presentes, a participação são muito mais que objetos simbólicos. Representam algo, mas também tem entidade própria, que somam à nobre função de demonstrar gratidão. Através desta forma poderosa de agradecer agraciamos o mundo em que vivemos.

Texto da Professora Yael Barcesat.

 

post it preso num mural com a palavra thanks escrita e um desenho de um rosto sorrindo

Compartilhe