Contato e Redes Sociais

A influência do grupo na prática
A influência do grupo na prática
melina.flores

melina.flores

A influência do grupo na prática

Às vezes estamos praticando sozinhos, em casa, e pensamos “Já está bom, suficiente! Foi um bom esforço… estou satisfeito”. No entanto, ao voltar da técnica e conferir o relógio, descobrimos, não sem uma certa decepção, que a permanência tinha ficado aquém do satisfatório.

Acontece com uma certa frequência essa espécie de auto-condescendência. Pode nos levar anos de treinamento e disciplina para poder aplicar uma verdadeira atitude de autossuperação na prática individual.

No entanto, temos uma ferramenta bem simples para contribuir neste sentido: praticando em grupo, temos a orientação de um professor que determina o ritmo e as permanências. Soma-se também o impacto de estar rodeado de outros praticantes executando a mesma técnica. Quanto mais o grupo se esforça, melhor é o resultado coletivo. Por outro lado, se um desiste e volta, gera o mesmo impacto de influência em sentido oposto: o rendimento de todos cai.

A prática em grupo, quando feita com empenho e compromisso, tem esse poder de reeducação. Instala-se em nós uma verdadeira atitude de autossuperação que o próprio compromisso com os colegas de turma nos inspira.

Aproveite o embalo e intensifique, catapulte as suas práticas!

Texto da Profa. Melina Flores.
www.melinaflores.org
@meliflor81

Remo-Esporte

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Utilizamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você aceita o uso de cookies para os fins acima.